Top 10 dos Melhores Cantores Brasileiros

De acordo com a revista Rolling Stone brasileira, as maiores vozes da música brasileira são: 1) Tim Maia, 2) Elis Regina, 3) Ney Matogrosso, 4) Wilson Simonal, 5) Maria Bethania, 6) Roberto Carlos, 7) Gal Costa, 8) Caetano Veloso, 9) Clara Nunes e 10) Milton Nascimento.

Vamos conhecer um pouco melhor os três primeiros:

  • Tim Maia foi canTim Maiator, compositor, maestro, produtor, multi-instrumentista (voz, guitarra, viola e bateria) e empresário; foi responsável pela introdução do soul na Música Popular Brasileira (MPB). Gravou seu primeiro disco em 1970, “Tim Maia”, que rapidamente se tornou um sucesso. É considerado o maior cantor brasileiro de todos os tempos.
  • Elis Regina, também conhecida por Pimentinha (apelido criado por Vinicius de Moraes) ou Elis-cóptero (apelido criado por Rita Lee), foi uma cantora conhecida pela sua presença em palco, por sua voz e sua personalidade. Elis experimentou vários estilos, entre eles a MPB, Bossa Nova, Samba, Rock e Jazz. Foi a primeira pessoa a inscrever a própria voz como um instrumento na Ordem dos Músicos do Brasil. Morreu em 1982, com apenas 36 anos, mas deixou uma vasta obra musical.
  • Ney Matogrosso é um cantor, diretor e ator brasileiro. Começou na música relativamente tarde mas rapidamente construiu um repertório que prima pela versatilidade e qualidade. Segundo a biógrafa Denise Vaz, “dos cantores brasileiros, Ney Matogrosso é um dos poucos, senão o único, que pode merecer o título de showman.”

Outras referências

Sabendo que a elaboração de uma lista é sempre subjetiva, alguns icons não foram mencionados pela Rolling Stone. Não podemos deixar de mencionar:

  • Gilberto Gil: o cantor, compositor, escritor e político que é um dos mais ouvidos e conhecidos fora do país.
  • João Gilberto: o cantor e violonista que colocou a Bossa Nova no top dos géneros mais escutados mundo afora.
  • E outros gigantes, como: Tom Jobim, Chico Buarque, Vinicius de Moraes,…

Author: admin

Share This Post On
--!>