O que define a música brasileira

A música é uma das expressões mais importantes da cultura brasileira. A música brasileira começou como uma miscelânea de elementos europeus, africanos e indígenas, misturando as tradições dos colonizadores portugueses, escravos e dos povos nativos do Brasil. Outras influências, como as óperas italiana e francesa, a zarzuela e bolero de origem espanhola, as valsas e polcas germânicas entre os Brazilian musicséculos XVIII e XIX e o jazz norte americano no século XX, foram aparecendo ao longo da história, estabelecendo uma grande variedade de estilos musicais.

No seu ensaio sobre a Música Brasileira, Mario Andrade escreve que o critério histórico atual da Música Brasileira é o de manifestação musical que, “sendo feita por brasileiros ou indivíduos nacionalizados, reflete características da raça”.

O Brasil é um país que tem uma relação muito forte com a música produzida por artistas locais. O consumo interno da sua música ajuda na divulgação e valorização da produção musical, independentemente do gênero.

De acordo com a Wikipédia, podemos dividir os géneros musicais brasileiros em 22 tipos: Arrocha, Axé musica, Baião (música), Carimbó, Funk carioca, Choro, Estilos musicais do Rio Grande do Sul, Forró, Funk ostentação, Funk ousadia, Lambada, Manguebeat, Maracatu, Música brega, Música sertaneja, Música popular brasileira, Rap do Brasil, Reggae do Brasil, Rock do Brasil, Samba e Xote.

Os gêneros mais populares são:

  • Sertanejo: 58% dos brasileiros ouvem sertanejo pelo menos uma vez por semana. Cantores como Michel Teló e Paula Fernandes são dos artistas mais populares deste estilo.
  • Música Popular Brasileira (MPB): é um dos estilos que mais carateriza a música brasileira pelo mundo e é também um dos mais admirados pela população local. Este estilo musical deriva da Bossa Nova, marcado por canções de cunho social e uso de instrumentos tipicamente brasileiros.
  • Samba (ou Pagode): o ritmo deste estilo é marcado por batidas fortes e letras que remetem ao estilo de vida carioca. Foi durante muito tempo foi o estilo preferido dos brasileiros, mas perdeu terreno para o sertanejo. Entre os representantes atuais do samba se destacam Arlindo Cruz e Zeca Pagodinho.

Author: admin

Share This Post On
--!>