O maior cinema do Brasil

O maior cinema brasileiro em funcionamento está localizado na cidade de Volta Redonda, no Estado do Rio de Janeiro. Situado na Rua 11, Bairro Vila Santa Catarina, chama-se Cine 9 de Abril e é propriedade do “Clube dos Funcionários”, é uma instituição sem fins lucrativos que hoje conta com mais de 10.000 associados.

Quando foi inaugurado, a 27 de Fevereiro de 1959, a imprensa descreveu-o assim:

“…Mas o Cine Nove de Abril foi feito para diversão, para o bem estar de seus frequentadores e para ser um cartão de visita à  todos aqueles que forem à cidade do aço. Será ponto de referência ao progresso e civilização da cidade que surgiu para orgulho do Brasil.”

Conta com mais de 50 anos de história e é considerado como a maior sala de cinema da América Latina. É um verdadeiro palácio cinematográfico, algo difícil de encontrar hoje em dia, e uma das poucas salas de cinema de “rua” em atividade no estado fluminense.

O seu nome remete à fundação da principal indústria e motivo de fundação do município, a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional). cinemaSão 1650 metros quadrados, com 1505 poltronas distribuídas por dois andares. É um projeto de Ricardo Tommasi e Glauco Couto de Oliveira e, à data de sua inauguração possuía equipamento de última geração. As suas linhas, mobiliário, composição de materiais, cores e texturas retratam uma linha modernista para a altura.

Além de cinema, também é usado como sala para peças de teatro e espetáculos musicais. O Cine 9 de Abril faz parte da identidade de Volta Redonda e tem a finalidade de promover a cultura e o entretenimento de toda a população sendo um dos símbolos da cidade. Neste momento, encontra-se num processo de restauro e readequação para poder beneficiar a população, os artistas e produtores culturais locais e tornar o espaço economicamente viável, numa era em que o cinema não consegue gerar lucro como no passado.

--!>