A cultura e tradições no Brasil

A imigração no Brasil foi muito importante para a formação da cultura nacional. Foram incorporados ao longo dos séculos, caraterísticas de todos os locais do Mundo.

Gastronomia

Gastronomy BrazilO Brasil possui hábitos alimentares completamente distintos de região para região. Alguns dos pratos mais típicos são a feijoada, o churrasco, vatapá, acarajé, tutu de feijão, peixe na folha de bananeira, moqueca, polenta e a carne de sol. A nível de doces, os mais típicos são brigadeiro, tapioca, açaí, bolo de milho, cocada, arroz doce, pamonha e pé-de-moleque.

Artes

A variedade de expressões artísticas no Brasil é imensa e as expressões mais populares são o teatro, o circo, a dança e a música. As danças brasileiras têm influências africanas, mouriscas, europeias e indígenas. Diferem de região para região e as mais conhecidas são o samba, maxixe, xaxado e gafieira. Existem também danças tradicionais como o forró e o axé. A música brasileira é umas das mais importantes manifestações de arte e cultural nacional, respeitada internacionalmente. Os estilos mais conhecidos são o samba, a bossa nova, o choro, o tropicalismo e o sertanejo.

Ciência e Tecnologia

O Brasil é pai de dois inventores muito famosos: Santos Dumont, que é o inventor do avião e Francisco João de Azevedo, inventor da máquina de escrever.

Literatura

Atualmente, Paulo Coelho é o escritor brasileiro mais conhecido; outros escritores contemporâneos são Nelson Rodrigues, Rubem Fonseca e Ignácio de Loyola Brandão, entre outros.

Religião

O Brasil é um país muito diverso a nível de religião, com tendências de mobilidade e tolerância entre as religiões. Mas 89% da população identifica-se como cristã, sendo o país do Mundo com mais católicos (123 milhões).

Jogo

Os cassinos foram proibidos no Brasil em 1946, em parte por influência religiosa mas também por se acreditar que o jogo de azar corrompe a dignidade humana. Contudo, hoje em dia, os jogadores podem baixar o Lucky Nugget ou acessar um site de jogo para jogarem umas partidas de roleta, através da internet.

Festas

  • O carnaval é a festa mais popular do Brasil. O Carnaval do Rio figura no Livro de Recordes do Guiness como o maior Carnaval do Mundo.
  • Festas Juninas: muito populares, sua data coincide com as colheitas do milho, feijão e amendoim. Estas festas servem para celebrar a fartura das colheitas com danças, cantos e muita comida (bolo de fubá, pamonha, pipoca e quentão). O público se caracteriza como “caipira” e ainda faz a encenação do “casamento caipira”.

Author: admin

Share This Post On
--!>